Leitura

A Polly me perguntou qual é o meu atual livro de cabeceira. Devo dizer que não há apenas um, mas alguns. Todos começados e nenhum ainda terminado. Isto porque sou de lua, gosto de ler pedacinhos de livros, aos poucos, dependendo do que a minha vontade mandar no dia. Às vezes, bate a louca e eu devoro um livro assim, sem parar.

Foi assim com o primeiro livro da série sobre a ditadura militar no Brasil, A Ditadura Envergonhada, escrito por Elio Gaspari. Li todinho, sem parar. Este livro abrange os primeiros anos do regime militar no Brasil que vai de 1964 até a promulgação do Ato Institucional 5 (AI5). Uma época a qual não vivi e que também foi bem pouco ensinada nas escolas que frequentei, aliás, nem podiam ensinar a versão não oficial. Foi somente antes de entrar na faculdade, no final dos anos 80, em que o assunto foi abordado de forma bem realista graças a um excelente professor de história que tive.

No momento, estou lendo bem vagarosamente o segundo livro, A Ditadura Escancarada. Este livro abrange o período de 1969 até 1974. É engraçado, está me custando ler pois esta foi a época mais horrenda da ditadura militar, é díficil ler certas coisas e imaginar que vivi alheia a tudo isto, e que isto realmente aconteceu no país em que nasci, e que apesar dos pesares, o país que adoro. Muito triste...

E para continuar a corrente, passo esta tarefa de contar qual o livro de cabeceira para:

mas também gostaria de saber o que vocês estão lendo ou o que indicam, pois sou daquelas que ficam paralisadas em uma livraria, com tanta opção fico sem saber o que comprar.

14 comentários:

Luma Rosa disse...

Edelize, também gosto de livros que retratam a história assim como ela foi. Quem sabe não queira ler um dos livros do meu primo - Marcus Venicio Ribeiro? Alguns adotados em escolas mais liberais aqui no Brasil. Beijus

Unknown disse...

Eu também fico louca em livrarias sem saber o que comprar. Agora estou lendo o Travessuras da Menina Ma, do Mário Vargas Llosa. Eu estou na metade ainda, e posso dizer que não é um "livraço", mas até que a história é interessante :)

Beijos

Isabel disse...

Nossa, faz tempo que eu não venho aqui ler seu blog mas já botei a leitura em dia, não precisa magoar viu??? Também sou tarada por livros e até estava comentando ontem com meus pais que detestam ler qualquer tipo de coisa que eles devem ter me trocado na maternidade pois sou totalmente ao oposto deles em relação a cultura e curiosidade de aprender e contestar as coisas. eu to lendo anjose demonios e me amarrando pra nao terminar ainda de dó. Queria morar numa Saraiva ou esperar fechar e ficar a noite toda lá lendo de tudo! eu vi que vc me lisuo ali embaixo e no meu proximo post vou responder as perguntinhas ok?? Não esquço não. Beijos ai na terra do canguru :***

Ciça Donner disse...

O contrario de vc eu nao sei comecar um livro e nao acabar. mesmo ele sendo chato pra caramba tenho de ir até o final. Excessao para "Benjamim" do Chico. esse nao foi MESMO.

No momento estou lendo 100 anos de solidao e já tenho o Marley e Eu no gatilho

edge disse...

já faz tempo q nao leio algo que seja nao-tecnico. se é para responder estuo lendo 'xml webservices and security' :-)

nothing fancy:)

Anônimo disse...

Eu tb sou de ler livros ao mesmo tempo. Meu marido não consegue entender. :-) Acabei de ler "O Caçador de Pipas" e achei fantástico. Comecei agora com "Der Vorleser", de Bernhard Schlink. Era o que tinha aqui em casa e o Roland adorou. Mas já sei que vou levar mais tempo para ler. Livro bom pra mim é o que me prende já nas primeiras páginas, como foi com o caçador.

Polly Etienne disse...

Ei!! vc encontra livros em português por aqui??? eu acho tão, mais tão mais prazeroso ler em português, mas ainda não encontrei nada na nossa língua aqui :(
Obrigada por responder ao meme :) eu também leio mais de um livro ao memso tempo.bjos

Anônimo disse...

Os livros sobre a ditadura parecem bem interessantes. Eu também tenho essa hábito, nunca leio um livro só de cada vez... :)

Rosario Andrade disse...

... eu estou a ler o D. Quixote de Cervantes, estou a pensar em pintar o personagem!

Bjicos

Anônimo disse...

Interessante essa coleção.... vou ser me animo em ler...
Enfim... estou passando aqui para dizer que deixei mais um "Thinking award" para vc lá no meu blog :0).
[]s

Anônimo disse...

Eu já comprei mil livros depois que terminei 'a missão'. Mas estou lendo o "Cidades Invisíveis" do Italo Calvino. Tô amando e que maravilha ler por prazer. Eu deveria ler mais história brasileira, mas no momento quero catch up with some (good) fiction.
bjs

Anônimo disse...

Oi Edelize,
Vc conhece o jornalista Arnaldo Jabor da Rede Globo e CBN diário?
Ele tem livros ótimos.
Recomento esse: Amor é Prosa, Sexo é Poesia. Do Jabor.
É uma delícia de ler, tem tiradas muito inteligentes.
Abraço

Claudia disse...

hmmm.. tem um tempão que quero ler estes livros, mas vou já já responder a esse Meme.. :) vindo de vc, nao dá pra negar né? :)

Marilia disse...

Oi Edelize,
Os seus posts mais antigos ainda não li todos... vou lendo aos poucos.
Este sobre leitura da cabeceira é estimulante para aqueles leitores vorazes.
Também adoro ler dois ou três livros ao mesmo tempo. Não estamos sozinhas. Achava que era coisa de quem não estava concentrada, depois, percebi que fico lendo como capítulos de novelas e fica bem mais divertido.
O último livro que li foi "A Ciranda das Mulheres Sábias", da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Mas, continuo lendo "O Quarto de Jacob" da Virginia Woolf. Recomendo os dois livros.
Beijocas.

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...