Páscoa na Austrália - II

Comida Típica da Austrália na Páscoa
Hot Cross Bun

Tendo sido colonizada pelos britânicos, é de se esperar que muitas das tradições presentes na Austrália de hoje também existam na Inglaterra e outros países do Commonwealth. O hot cross bun não é exceção. Pode ser encontrado tanto lá quanto aqui (só que a Austrália inovou... mais no final deste post).

Dizem que este pãozinho doce, com passas, noz moscada, canela, cravo e com uma cruz adornando o seu topo tem sua origem bem antes do nascimento do cristianismo, lá nas civilizações pagãs. Para eles, a cruz era uma maneira de representar a lua em quadrantes, ou uma maneira de espantar doenças, para os cristãos ela representa a crucificação de Cristo (será que alguém lembra disso ao comer o pão?).

Aqui, a tradição diz que só deve ser comido na sexta-feira santa, porém a maioria dos supermercados e padarias já começa a vendê-lo logo após o Valentine's Day (14/02), e muitas vezes antes. Tem até competição em rádios e programas de TV para ver quem avista o primeiro pacote de hot cross bun nos supermercados, e geralmente isto acontece logo após o Natal.

Ele é saboreado no café da manhã, saído do forno, com bastante manteiga ou margarina. Eu particularmente, não sou muito fã do tal pãozinho. Acho muito massudo (como quase todos os pães e bolos daqui), mas vale a pena experimentar, e para os que gostam, então é adotar esta tradição.

A Austrália inovou criando uma versão com chocolate que é bem popular. Não sei bem o motivo da variação da receita, mas imagino que deva estar ligado à Páscoa=chocolate, então nada mais natural que adicionar chocolate em pó na massa e trocar as passas pelo chocolate em pedaços!

Então, a foto e a historinha te deixaram com água na boca? Quer tentar fazer em casa?

Aqui tem a receita do Hot Cross Bun tradicional e a versão aussie.

Mais sobre a Páscoa na Austrália:

6 comentários:

Polly Etienne disse...

Ei Edelize!! semana passada eu experimentei o de chocolate, nem sabia desta relação com a páscoa, até que achei gostoso :)

SandraM disse...

Oi Ede!!
hmm devem ser gostosos esses paes, mas nao posso comer pao branco massudo. A Alemanha é o paraíso dos paes integrais e eu faco a festa aqui. Apesar de ter saudades de vez e quando de um pao branquinho.
Adorei saber sobre o Bilby!!

Te mostro as fotos dos meus quadros se voce me mandar fotos de voce de pijama!! hehehehe.

Anônimo disse...

Deve ser bonzinho. Aqui a tradição é comer amendoas, daí inovaram fazendo amendoas cobertas de chocolate... Adeus regime!!! Hehehee
Bjão

Anônimo disse...

Hmmm, eu adoro pão, massa, bolo, carboidrato de qualquer tipo!
Mas, como estamos em semana de páscoa, passarei a palmito e água até o fim-de-semana para poder comer um pouco de chocolate, eheheh
Porque tudo que é bom tem que engordar, hein???
ó vida, ó céus!
Beijocas e até mais

Anônimo disse...

Oi Edelize,
Parece bom esse paozinho. Não que eu seja tão fã de pão mas ali como vc colocou "quentinho saído do forno e com margarina" hummm, daí fica muito melhor hehehe
Feliz Pascoa

Denise Arcoverde disse...

Menina, eu estou numa dieta low carb, esse paozinho me deixou com agua na boca... ai ai ai...

Querida, obrigada por oferecer pra mandar o sabonete (lembra?), mas como vou pra Australia em agosto, compro por ai mesmo.

Beijao!

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...