Harbour Bridge 75 anos!

Era para nós estarmos lá, porém estou aqui assistindo ao vivo o aniversário da ponte de Sydney. São 75 anos de idade que começaram com o objetivo de ligar o norte de Sydney com o sul da cidade, e hoje em dia se tornou o cartão postal da cidade, e vocês precisam ver o orgulho que os moradores de Sydney têm dela! Alguns comparam este orgulho ao orgulho que o parisiense tem pela torre Eiffel, o carioca pelo Cristo Redentor, o novaiorquino pela estátua da Liberdade.

Para comemorar o aniversário da ponte, o dia estará repleto de atividades na região de The Rocks e Darling Harbour. O nosso plano era participar da caminhada pela ponte, porém este evento se mostrou tão popular que quando pensamos em fazer a inscrição, elas já estavam fechadas, e como boa brasileira até pensei em ir de qualquer jeito já que não via como os organizadores fossem verificar quem fez a inscrição ou não, mas em seguida os meios de comunicação local estavam pedindo para o povo não fazer isto (hehehe, tá vendo não é só brasileiro que pensa assim), pois eles estavam esperando mais de 200.000 participantes.

Este número me espantou, pois não sei se teria a paciência suficiente para estar no meio de tanta gente, sem ter para onde correr caso me sentisse sufocada pela multidão (é, poderia me jogar da ponte, porém não sei nadar). A foto aí ao lado mostra o que está rolando por lá neste domingo de manhã. Mais fotos do evento podem ser vistas aqui.

Algumas curiosidades sobre a ponte:

  • Seu apelido é Coathanger (cabide)
  • Em média, 200.000 carros passam por ela todos os dias
  • Desde 1998, mais de 1.500.000 de pessoas já a escalaram
  • Ela tem 8 vias para carros, 2 linhas de trem, 1 via para ciclistas e 1 via para pedestres
  • O primeiro projeto de construção da ponte foi concebido (e refutado) em 1815, e somente em 1912 o governo resolveu dar a merecida atenção ao projeto
  • Ela foi inspirada na Hell Gate Bridge de Nova York (seria copiada?)
  • Ela tem 1149 metros de extensão
  • Levou 8 anos para ser construída e 200,000 pessoas trabalharam no projeto durante este período (16 delas morreram em acidentes de trabalho)
Fontes e mais informações:

15 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fátima!
Como estás??
Há dias não passava por aqui.
Resolvi ver como vc está e deixar uns beijinhos.

E, claro, aprendi algo mais sobre Sydney...rsrs

Abraços de todo coração!
=]

Unknown disse...

Edelize você já escalou ela alguma vez? Eu vi um programa na tv em que o rapaz pedia a moça em casamento lá em cima!

So romantic! :)

Claudia disse...

Oi querida.. eu quero ir aí.. ver essa ponte pessoalmente!!!! Adorei o post informativo ;)

Polly Etienne disse...

Ei Edelize, não, não vá se jogar da ponte!!!!!!!!!!!!
adorei este seu post, todas as informações foram novidades pra mim. Obrigada!!!!!
bjos

Anônimo disse...

Como sempre, super bem escrito! :-)
Eu achava que o orgulho do povo aí era a ópera.
Por falar em Australia, me lembrei de vc quando assisti a um programa sobre um casal alemão que foi tentar a vida da Austrália (Melbourne). Achei tudo tão colorido e "clima de férias"... O Aluguel das casas é bem mais em conta do que aqui. Me deu vontade de ir morar aí também! :-)

Edelize disse...

Claudia Braz Oiê amiga, ótimo receber um oizinho seu. Tudo certinho por aqui. Um beijo grandote procê.

Marcia Ainda não, mas está nos meus planos. Uma amiga minha foi o mês passado e amou cada segundo. É cheio dos esquemas de segurança. Não dá para levar máquina fotográfica, o que é uma pena, pois daria para bater umas fotos lindas lá do topo.

Claudia E já imaginou, além de vê-la poder escalar? Se eu continuar nesta enrolação e seus planos para a honeymoon estiver em pé, talvez a gente possa escalar juntas. Beijocas.

Polly Hehehe, tenho que aprender a nadar antes de me jogar em qualquer poça d'água. Muitos dos detalhes sobre ela só vim a saber esta semana devido à cobertura nos meios de comunicação. Só se falou nela. Já arrumou as letrinhas do computador? Sabe que o meu está ficando com um problema parecido? Acho que é a placa de vídeo que está dando piti.

Ione A Ópera também. Ao se falar com o pessoal mais velhinho, eles julgam a ponte o marco de Sydney, pois foi construída durante a depressão e gerou muitos empregos, ao passo que a Ópera foi mais uma obra de ostentação, segundo eles. Eu também tenho esta impressão de Melbourne, clima de férias (a Polly pode achar que não). Melbourne é linda também, e muito mais stress-free que Sydney. Quanto aos aluguéis, Melbourne é bem mais barato que Sydney. Aqui é tudo muito caro, e o setor imobiliário chega a ser uma piada de tão absurdo. O preço de casas é tão artificial, e tem gente que paga o que não tem por um apê só porque o dito cujo tem "vista" ou "caráter", seja lá o que isto for. Vem pra cá, vem! Tenho certeza que você iria adorar. Beijocas.

Anônimo disse...

Deve ser o máximo escalar essa ponte! Aqui no Porto tb tem uma ponte que é meio que orgulho da cidade, foi criada pelo mesmo que fez a Torre Eifel, tenho fotos dela nor flickr, é linda mesmo.
Bjos!

Anônimo disse...

Sabe que em Vitória, no Espírito Santo, temos uma ponte parecida, que tem muitos anos e que, agora, está sendo totalmente recuperada.
Ela já foi a única ligação da ilha com o continente na sua parte sul.

SandraM disse...

Daqui a pouco vou ficar craque em Austrália. Mas como falaram, algum dia gostaria de ver a ponte ao vivo e em cores!!
Passei para dar beijinho! Coalinha e Canguru com baby na minha mesa mandam beijinhos também :))

Marcio Nel Cimatti disse...

Nossa! 75 anos!

Quando morei por aí os australianos falavam que depois do RJ, Sydney era a cidade mais linda do mundo e isso incluia a comparação do Cristo com a Ponte e o ópera.

bjos

Anônimo disse...

Olá, querida. Vim agradecer seu elogio e sua visita em meu blog.
xD

Rosario Andrade disse...

Bom dia!
...eu também tenho nedo de multidoes. Mas este era um momento historico, nao é? Fica a consolaçao de que daqui a 5 anos a ponte faz 80 anos, aniversario ainda mais importante...

Bjicos

Luma Rosa disse...

Edelize, eu adoro pontes e nem sei bem o que é isso! Nem engenheira/arquiteta sou.
Li sobre o aniversário da ponte no Blog da Giovana Vitola -
http://oglobo.globo.com/blogs/australia/post.asp?cod_Post=51524
Eu não sabia, por exemplo, que o aniversário só é comemorado a cada 25 anos, isso é sério?
Deve ser muito romântico um passeio noturno pela ponte!
Beijus

Anônimo disse...

Edelize,
Eu amo pontes. Acho que é meio simbólico: as pontes são importantes pois elas conectam lugares e pessoas. A minha favorita é a Golden Gate, que é toda envolta por aquele fog misterioso, típico de São Francisco.
Eu fiquei poucos dias em Sydney e apesar de ter uma vista linda da Harbour Bridge, não a atravessei. :-(
Também não gosto de multidões e ri bastante quando você falou que poderia, talvez, pular lá de cima!

Sydney é uma cidade hiper charmosa.
Beijocas,
Cris
P.S. Tenho sido mais produtiva na tese. Keep your fingers crossed for me!

Edelize disse...

Maíra Darei uma espiadinha no flickr. Com o seu dote fotográfico, a ponte deve ter ficado mais linda ainda. Beijocas.

Lino Um dia ainda vou visitar Vitória e passear pela ponte, já restaurada. Acho que li algo sobre ela há uns meses. Beijocas

Sandra Olha, que para ficar craque nos assuntos australoptecos, só mesmo in persona. Te espero, viu? Diz pros bichinhos aí entregarem meus beijinhos a você.

Erika Seu post resumiu bem certinho o que eu havia notando já há algum tempo. Você conseguiu transcrever em palavras tudo bem certinho. Beijocas.

Rosário Vamos ver se haverá algo nos 80 anos. Dizem que este evento só ocorre a cada 25 anos. De qualquer forma, passo sempre por ela, ainda que de carro... Beijocas.

Luma Sabe qual o post que mais gostei no seu blog, foi aquele com fotos sobre as hidroelétricas com aquelas estrutura de captação de água. Até pensei que você fosse engenheira ou arquiteta.

Cris All fingers crossed... Que bom que a fase produtiva voltou. Da próxima vez que estiver por aqui, a gente atravessa juntas (acho que fiz isto uma vez apenas). Beijos e sorte na tese.

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...