Viver na Austrália - Farmácias

Hoje, comemora-se o Dia da Austrália. Iria escrever alguma coisinha a respeito do patriotismo do australiano, das comemorações do dia, da cerimônias de cidadania, sobre a condecoração do australiano do ano, etc... Porém, no direito de moradora deste país e pagadora de impostos, vou usar este espaço de hoje para contar o que me aconteceu ontem e registrar o meu protesto.

Final de tarde e não estava me sentindo muito bem. Saí do trabalho e combinei de encontrar o maridão para jantar. Fui de trem até o local combinado e durante a viagem de menos de 10 minutos comecei a me sentir pior do que estava. Ao chegar ao meu destino, decidi ir direto ao médico. Tomei um chá de cadeira de mais ou menos uma hora.

A clínica, além dos consultórios médicos, tinha também uma farmácia. Pensei, legal assim não terei que bater perna atrás de farmácia, caso tenha que tomar algum remédio. O único detalhe era que o horário de fechamento da clínica era 10:00PM e o da farmácia era 9:00PM. Pensei, e se for atendida depois das nove? Já estava me vendo batendo perna atrás de farmácia...

E foi exatamente o que aconteceu! A farmácia da clínica fechou às nove em ponto e o coitado de um paciente que terminou de ser atendido logo após às nove ainda pediu para a farmacêutica se ela poderia atendê-lo, e aquele não bem gordo e recheado foi a resposta, afinal nove é nove, e não 9:01, 9:02.... Eta pontualidade que me irrita!

Fui atendida por um médico que a princípio me pareceu pouco confiável, mas que ganhou a minha confiança já no momento que abriu a boca, examinou-me com as mãos (uma prática não muito comum por aqui), fez perguntas, mostrou a lista de antibióticos, não se referiu a bactérias usando o termo 'bug' (tipo bichinho, mais usado em conversas infantis). Saí do consultório com receita em punho, e então começou a saga.

Nove e meia da noite, na rua do consultório haviam três farmácias, todas fechadas! Pegamos o carro e passamos de bairro em bairro, todas elas fechadas. Fiquei muito braba, pois já estava vendo que iria passar a noite em claro se não comprasse o remédio, e também porque não conseguia encontrar uma explicação lógica. O corpo da gente não marca hora para ficar doente, e então o que fazer numa situação dessas? Onde ir?

Rodamos, rodamos e finalmente encontramos uma farmácia aberta na Taylor Square (o local GLBT de Sydney, super agitado, aliás o único lugar de Sydney onde há coisas abertas após as dez da noite). Já cheguei falando para o farmacêutico que estava indignada, onde já se viu, etc... Ele, muitíssimo educado, não conseguiu explicar o porquê de não haver farmácias de plantão, mas me disse que na região onde eu moro, só havia duas farmácias que ficam abertas: a dele até a meia-noite, e uma outra em Kings Cross até às onze da noite!

Pode uma coisa destas? Uma cidade grande como Sydney e que se diz do circuito internacional não ter farmácias de plantão! Estou indignada. Acho isto uma afronta ao cidadão, pois a razão de não haver tal serviço pode estar ligeiramente relacionada a um lobby muito grande de farmacêuticos que não querem perder o monopólio e ver outras redes de farmácias instaladas na cidade; leis trabalhistas que colocam um alto custo para o empregador para trabalhos ofertados após o horário estabelecido como padrão.

Então já sabem, se precisar de farmácia em Sydney após a meia-noite, pode avisar o seu corpo que não irá encontrar. Se for a um hospital, também não adiantará, pois se o caso não for grave, eles não irão atender de pronto.

Nestas horas sinto uma falta tremenda dos serviços 24 horas que temos no Brasil...

E se não fosse por este amado deste farmacêutico, eu teria passado a noite coladinha no banheiro, pois o diagnóstico foi cistite!

Já estou bem melhor, somente com aquele gosto horrível que antibióticos deixam na boca da gente... Bem, nada a fazer, nos próximos sete dias terei que me acostumar com isto.

Beijocas

11 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, linda! Tem coisas mesmo nesses tais de "Primeiro Mundo" que nao dá mesmo para entender né. Mas aqui na Alemanha temos as farmácias de plantao. Mas todo o comércio fecha as 20:00h .Comprou, comprou. Nao comprou, depois das 20:00h nao compra mais!!! Espero que melhore.

Anônimo disse...

Oi Edelize.
Aqui no Japão a situacão eh bem mais critica. Atendimento medico apos as 6pm so no setor de emergencia dos hospitais.Medicamentos c/receita medica vc compra na propria clinica ou hospital.As farmacias por aqui soh vendem remedinhos inofensivos e funcionam ate as 8pm.Os caixas eletronicos tambem não funcionam 24 horas e nos finais de semana tem horario diferenciado. Estranho não?
Espero que esteja bem.
bjs

Ione disse...

Oi, Edelize!!!
Nem li o post, passei só pra deixar um beijo. Vou ler tudinho assim que as provas passarem, na próxima semana.
Beijos!

Anônimo disse...

Sandrinha aqui o comércio fecha ainda mais cedo, cinco/seis da tarde, e na quinta-feira às nove. Somente alguns supermercados ficam abertos ate meia-noite.

Neide Nossa, quanto controle! Para que farmácias então? Não faz sentindo ATM não funcionar 24 horas. Aqui, as ATMs funcionam 24 horas.

Ione Boa sorte com as provas. Tenho certeza que você irá super bem... Beijocas.

Anônimo disse...

OI FIFI

Brasilsilsil ate por telefone o disque entrega funciona 24.OOh.Estamos bem nada impede de ficar doente onde precisar tem alguem para atendender. bjs.

Anônimo disse...

Ola Edelize...que sufoco, hein? No Brasil nao so temos varias farmacias de plantao como podemos contar com o servico de delivery e outra: os medicos sempre tem e oferecem amostra gratis que sao em pequenas quantidades mas "quebram o galho" pq a gente ja toma a primeria dose la no consultorio...

Tive uma experiencia pessima com cistite, estava num lugar sem acesso facil a farmacia, me disseram que suco de cramberry era bom e pasme! depois que tomei 1 litro eu estava otima.

Obrigada por oferecer ajuda com as templates. Uma coisa que me incomoda muito eh que nao consigo acentuar as palavras, urgh!! vc teria a solucao magica pra isto??? ra..rs...
beijos

Anônimo disse...

Que horror isso! Aqui as farmácias também têm horário de fechamento, acho que as 21h também, mas são obrigadas a fazer rodizio para que ao menos uma funcione 24h por noite e fica afixado em todas as outras farmácias qual será aquela de plantão na noite em questão. No caso a cidade que moro é pequenina, mas imagina em uma cidade grande apenas 1 farmácia ficar aberta. Bom, não sei se em cidades grandes aqui a quantidade de farmácias que abrem 24h são diferentes, vou me informar.
Beijinhos e melhoras!

Anônimo disse...

Mãe Nem me fale... saudades da Drogamed aí pertinho de casa, e aberta a qualquer hora do dia. Já estou bem melhor... Beijocas

Polly Põe sufoco! Esta é a segunda vez que tenho isto. Não sabia sobre o cranberry juice. Boa idéia. Uma colega minha toma todos os dias, pois segundo ela ele tem propriedades medicinais, bom até para gripe.

Amostra grátis, quem me dera. Até hoje nunca vi um médico daqui oferecer amostras para os pacientes, ou medicar os pacientes no consultório.

Logo te mando instruções de como fazer acentos. Beijocas.

Maíra Eu até pensei que haveria algo como vocês tem aí em Portugal, o que me parece super lógico, mas que nada. Um sistema de rodízio seria ótimo aqui. Beijocas.

Thais Corby disse...

Ah, Edelize, e assim mesmo... Aqui em Gold Coast, as farmacias de plantao fecham as 9pm. Isso porque voce so acha umas 2 que ficam de "plantao", um absurdo.
Espero que fique boa logo.
Um beijo

Anônimo disse...

Ficar com dor é horrível, e ainda por cima sem ter uma farmácia onde comprar medicamentos affff, amiga estima melhoras, beijão grande :)

Tina disse...

Oi querida!

Eu sei bem o que é isso: sei da dor, sei da falta, sei da procura. Sei da minha filha que passa por isso tudo também. Sei do quanto isso me dói. Coisa de mãe. E com certeza dói em você também. Na sua dor. Fica bem, espero que já estejas bem.

com carinho e desejando boa semana,

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...