Fly Season em Sydney

E a tradução não é Estação de Vôo, mas Estação de Mosca! Então bem-vindos a esta estação mais irritante e asquerosa do ano!

Todo ano, estes insetinhos irritantes resolvem vir do interior para a cidade grande. Fazer o quê, eu não sei, mas o que posso dizer que elas não viajam sozinhas. Elas trazem a família, os vizinhos e a família deles, e quem mais elas encontrarem da espécie delas pelo caminho.

Lembro a primeira vez que as vi. Estava caminhando até a IKEA (sim o post sobre a IKEA me fez recordar deste episódio), e logo à minha frente havia um homem com uma camiseta que parecia meio preta, meio cinza. Aquilo me chamou a atenção, não pela cor da camiseta, mas pelo movimento meio orgânico que aquela cor trazia à camiseta. E para minha surpresa, havia um enxame de moscas (qual o coletivo de moscas? como não sei, estou qualificando o enxame, o que em si deve ser um pleonasmo?) nas costas deste homem, e por dedução dá para imaginar que as minhas costas e de todos os habitantes de Sydney naquela época estavam servindo de hotel para estes insetos.

Bem, elas voltaram. Aliás, voltam todos os anos, na mesma época. Devem tirar férias coletivas!

Ficha Técnica

Nome: Bush Flies (Moscas do Mato)
Residência: Centro de Queensland
Lugar preferido para passar as férias: Sul da Austrália
Época preferida para passar as férias: Outubro/Novembro
Período de férias: 4 a 6 semanas




A coisa é tão séria, que o CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, Centro de Pesquisa Científica e Industrial do governo Australiano) vem estudando o assunto e para exterminar esta praga, eles estão introduzindo um besourinho nas áreas de residência destes insetos para acabar com eles. E não é porque este besouro é o predador deste inseto, mas sim porque o besourinho adora comer aquilo que as moscas usam como berçário para os seu ovinhos, ou seja, cacaca de gado! Então, se tudo der certo, daqui alguns anos, haverá besouros suficientes para reduzir a população deste inseto pela metade, e assim a população do sul do país terá paz nesta época do ano!

Para quem quiser ouvir mais sobre este assunto, tem este vídeo curtinho em inglês.

Um escritor até escreveu um livro bem humorado sobre este fenômeno australiano. Ele se chama Jim Heath e o resumo do livro pode ser encontrado aqui. Vale à pena para aqueles que quiserem adquirir algum conhecimento inútil.


Então, agora dá para entender a função deste chapéu típico daqui?







Se bem que se os besourinhos não derem conta do recado, então a solução será aderir mais uma peça (ou duas) de vestuário.

É uma irritação caminhar pelas ruas da cidade, abanando o rosto para afastar as moscas.

Bem, e depois que elas forem embora, começa a temporada das baratas (acho que já falei sobre elas aqui e o meu verdadeiro horror de sair à noite pelas ruas de Sydney por causa delas).

Beijocas.


Imagens:
Mosca do Mato - CSIRO Entomology
Besouro - Wikipedia
Chapéu e rede contra mosquitos - Midgebusters

12 comentários:

Thais Corby disse...

Edelize do ceu, nem me fale uma coisa destas, porque aqui tambem tem mosca aos montes, mas eu nunca vi nada parecido como em janeiro no interior de NSW. E exatamente como voce descreveu,, um enxame, uma coisa que se eu ficasse parada, meu rosto ficaria preto, inteirto coberto por moscas, simplesmente aterrorizante. Nunca vi nada parecido, estava acostumada a ver no Brasil, algumas moscas no verao, quando se faz churrasco, mas nada parecido co isto, elas nao vao cobrir o seu rosto... Deus me livre... Bom domingo!

Anônimo disse...

O que? Voce esta reclamando das moscas?Aqui no verao tem coisas piores, tais como: pernilongos gigantes que parecem libelulas, vespas, aranhas que invadem os apartamentos,besouros enormes que fazem a alegria da criancada, sapinhos das plantacoes de arroz, etc...Ah esqueci de falar dos ursos, tem aumentado anualmente os incidentes com ursos, como o alimento esta cada vez mais escasso, eles saem das florestas em busca de alimento e acabam atacando camponeses.O verao aqui eh tao curto, agora estamos entrando no inverno, logo logo comecara a nevar.Que tristeza!!!Apesar dos percalcos eu ainda prefiro o verao.Beijos

Anônimo disse...

Que horror!!!!!!!!!!
Detesto insetos.
Como eu estou aqui ha somente 2 1/2 meses eu ainda nao vi nada do genero. Sera que elas chegam ate aqui?? urgh!!!!!!! ai nem me fale de baratas, aranhas...eu tenho pavor! Vou procurar saber sobre a visita das moscas a melbourne.
otimo post Edelize!!!
:) bjos

Unknown disse...

Nossa Edelize, deve ser um horror mesmo! E eu imagino que elas ainda devem ficar fazendo aquele barulhinho irritante no ouvido né?

Mas eu ainda não entendi o lance do chapéu !!!

Bjs

Anônimo disse...

Ai Edelize eu odeio mosca!! Aqui no verão elas atacam também, mas acho que não é assim tanto, depois no inverno elas desaparecem. Mas barata acho que nunca vi nenhuma por aqui, como é isso elas aparecem em todo lado por aí?!
Bjão!!! E que vc passe bem pela Fly Season

Anônimo disse...

Que loucura,e eu reclamo das poucas que aparecem no nosso curto verao o frio tem suas vantagens!!
Andei sumida mas estou de volta.Beijocas

Tina disse...

Oi querida!

Ainda bem que são só moscas... (fico pensanso nas baratas.. tem aí?) Mesmo assim é muito chato. Mas são ossos do ofício, certo?

beijos querida e boa semana!

Claudia disse...

Aiai.. e eu estou querendo ir praí logo em novembro na epoca delas? afe!!!!

Paulo Nunes Jr disse...

Hum Edelize sabe qual e' o risco da inserçao desses besouros predadores? No futuro eles podem acabar com os insetos mas podem se tornar uma praga tambem! Ai ai Aqui tambem tem muitos insetos, mosquitos no verao... principalmente fora de Torino...uma praga.

Beijos.

pisconight disse...

Odeio moscas, acho que é dos bichos mais nojentos que há..., mas pode ser que daqui a uns tempos se possa dizer que foram salvos pelos besouros... esperemos é que não haja depois pragas de besouros...
;)

Thais Corby disse...

Oi Ede,
Vce vai participar do amigo secreto da Denise? Eu ja me inscrevi. Acho que deve ser legal...!
Um beijo

Anônimo disse...

Thaís Já me disseram que no interior é mesmo como você descreveu. Casos até de não poder abrir a boca, senão já viu...

Anonymous Sei não, mas eu prefiro o teu inverno, apesar de não gostar muito de neve...

Polly Não sei se Melbourne tem o mesmo problema, mas com certeza irá encontrar baratas e se cuide com a aranha funnel web, bem comum por aqui.

Márcia O chapeuzinho com as rolhas penduradas é para espantar as moscas do rosto. As rolhas balançam espantando as moscas do rosto. Comum no interior, vide o comentário da Thaís.

Maíra Tem bastante barata sim. Se não dedetizar a casa, elas entram mesmo. Por sinal, semana que vem o prédio o apê serão dedetizados. Assim fico mais tranquila... Há bastante baratas nas ruas também.

Lia Por sorte, este enxame de moscas só dura uma semanas e agora já acabou (espero).

Tina Baratas têm de montes. Se saio a noite, tenho que andar de cabeça baixa só para ter certeza de desviar e passar longe delas.

Claudia Se acontecer de você vir para cá na mesma época que elas, vai preparando a mão para abanar o rosto a cada segundo... Mas, estou pondo fé no besourinho. Já tem bem menos que quando cheguei.

Paulo É verdade. Eles fizeram algo parecido em Queensland, e introduziram um sapo (acho que veio lá do Brasil) para acabar com uma praga nas plantações de cana de açúcar, e agora o sapo virou praga. A Thaís até escreveu sobre isto estes dias. Tomara que não, pois não gosto de besouros também.

Pisconight Ponho fé nos besourinhos, e torcendo para que seja uma introdução controlada. Já pensou praga de besouro...

Thaís Sim, já fiz a inscrição! Agora é só agitar com mensagens...Legal!

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...