Uma noite no Vietnã

Aqui em Sydney tem um bairro onde a maioria dos residentes são do Vietnã. Chama-se Cabramatta. Fica bem, mais bem longe mesmo de onde eu moro, mas nada que um carrinho e uma vontade enorme de dirigir não torne a distância um pouco menor. Na sexta-feira à noite fui até Cabramatta com um pessoal do trabalho (minha antiga equipe). O Michael, nascido no Vietnã mas veio para cá como refugiado quando bem pequeno, organizou a noitada. Saímos do trabalho às seis e fomos direto para lá. Gente, comemos muitíssimo mesmo: salada (e foi só isto de saudável no cardápio), caranguejo, rolinho primavera, peixe, carne... uma coisa mais gostosa que a outra. Infelizmente, esqueci de levar a máquina para tirar fotinhos... fica para a próxima.

Cabramatta é considerada a ''Capital de comida asiática" em Sydney. Era uma cidadezinha baseada na agricultura até meados do século XX e então tornou-se um bairro de Sydney devido ao aumento populacional, principalmente por causa da imigração de refugiados de guerra. Ao passear pelo bairro, a gente pensa que está em outro país. É bem diferente do centro de Sydney, e muito semelhante à Chinatown ou as ruas de Saigon, segundo o meu colega Michael. Infelizmente, Cabramatta é também bem conhecida pelo alto grau de criminalidade, principalmente como ponto de distribuição de drogas (heroína). Volte e meia acontece um tiroteio, ou a polícia baixa por lá com carros e helicópteros atrás dos chefões da máfia asiática de Sydney. Meu colega presenciou uma destas cenas de filme uns anos atrás. Estava ele com a família jantando num restaurante dançante, quando de repente começou um gritaria, corre-corre, e políca para todos os lados. Meu amigo só teve tempo de pegar uma criança (que ele achou que era o seu filho, mas que na confusão ele não percebeu que era outra criança), correr para a rua onde encontrou um batalhão de polícia armada e o céu rodeado de helicópteros. Por sorte, nada aconteceu a ele, e mais tarde um outro senhor entregou o filho dele são e salvo. Ufa...

Bem, eu não presenciei nada disto. Achei o lugar bem tranqüilo, não vi ninguém se drogando ou traficando drogas (ao contrário do bairro de King's Cross aqui no centro de Sydney onde a gente vê isto a qualquer hora do dia). Passei uma noite super agradável!

Ah, e ainda comi sagú para finalizar!

2 comentários:

Claudia disse...

Eu adoro comida vietnamita. tem uma sopa com camarao que eu amoooo! Deu ate fome agora!

Anônimo disse...

Nem me fale em fome... Estou no meu horário de almoço e só na saladinha com carne. No cardápio de sexta tinha esta sopa de peixe que foi de morrer de gostosa... Ah, se desse para voltar no tempo, estaria lá sentadinha naquele restaurante agora. Beijos

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...