Filmes e mais filmes

Adoro cinema, ou melhor, adoro assistir bons filmes, e foi exatamente isto que fiz nestes últimos dias. Eis a listinha de filmes:

Match Point do Woddy Allen (acho que em português chama-se Ponto Final)

Impecável e apesar de ter sido filmado na Inglaterra (primeira vez que o Woody Allen filmou fora dos EUA), não perdeu o estilo Woody Allen de filmagem. O tom/cor de cada cena é muito parecido com todos os outros filmes dele. Para mim, me pareceu uma tragicomédia. Outros pontos: diferença social, ambição, paixão, amor, moral...

Muito bom, já estava com saudades de um filminho do Woody Allen, mas o meu preferido ainda é Interiores - o qual já temos em DVD e logo logo o assistirei novamente!

1900 do Benardo Bertolucci

Assistimos a última parte. Impressionante! Na verdade, o tema do filme (latifúndio, fascismo, comunismo, diferença social) serve de pano de fundo para o que eu vejo como a história principal do filme: amizade. Aquela amizade que não escolhe cor, classe, poder econômico, nada, simplesmente existe entre duas pessoas, pelo simples fato de existir! Muito bonito se visto neste aspecto. O filme é pesado. No meu ver, a frase que resume o filme é quando o Robert De Niro (o herdeiro das terras e patrão durante a época do fascismo) diz ao Gerard Depardieu (um de seus empregados e amigo): "O patrão não morreu." A metáfora é em relação a troca do poder. O regime fascista acaba, mas em seu lugar outro toma conta, e tudo continuará como antes, basicamente.

E o que me deixou intrigada, foi que muito se fala de escravidão, de como os negros foram escravizados em países como o nosso, e que lá pelo final de 1800, a escravidão foi abolida. Engraçado que na Itália, os campesinos eram tratados tal e qual os escravos até boa parte do começo de 1900, mas não são referidos nos livros de história como escravos. Será que a definição de escravidão só é valida quando se tratando de povos cuja origem não é a mesma que o local onde se pratica a escravidão? Hummm.... sei lá... algo para ser pesquisado mais profundamente um dia desses...

The Dreamers do Bernardo Bertolucci (Os Sonhadores em português)

Lindo e charmoso! Paris 1968, muito agito estudantil, revolução, protestos, filmes, poesia. Algumas cenas me pareceram como teatro bem dramatizadas, mas não fora de contexto. O que me chamou a atenção foi o fato desses dois irmãos, o menino principalmente, ser todo "revolucionário" e anti-isto, anti-aquilo, e em favor do regime de Mao Tse Tung (ou Mao Zedong), anti-burguesia, etc.. e no fundo era ainda sustentado pela mesada do papai e mamãe. Incoerente. Ah, e também o falso ar de ''amadurecido'' que ele protagonizou, mas também dentro do contexto da época. Em resumo, um charme de filme! Adorei.

Night on Earth do Jim Jarmusch

Bem, começamos a assistir no domingo a noite, porém como estava ficando tarde e eu tinha que pular da cama cedo para vir trabalhar, tivemos que parar na metade. O filme é composto de vários histórias diferentes, todas elas do ponto de vista de taxistas em diferentes cidades (Nova Iorque, Londres...), todas elas muito engraçadas!

E apesar da overdose de filme, ainda encontramos tempo para dar uma arrumadinha na casa. No domingo a tarde ficamos presos num engarrafamento no túnel, e daí o meu sangue ferveu, tentei me controlar, porém é díficil ter que enfrentar trânsito pesado todos os dias da semana e ainda por cima no domingo! Por favor, né? Domingo é precioso e todos os minutos contam. Mas, o que mais me enfurece é o descaso dos políticos. Eles sabem que este problema de engarrafamento neste túnel, particularmente, começou quando um outro foi aberto e o tráfego deste está sendo escoado no túnel que eu uso todos os dias! Não é justo! Mas políticos são políticos em qualquer lugar do mundo. Enquanto isto, tenho que exercitar o meu auto-controle.

Beijocas!

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...