Fellini e Caetano

A entrevista que assisti com Federico Fellini é simplesmente excelente! (em DVD Damian Pettigrew, 2002: Fellini: Je suis un menteur)

Foi ótimo ouvir da boca do próprio Fellini suas emoções e processo criativo. Criações e imaginações eram o mundo de Fellini, dentro e fora do cinema. Que mente! No seu mundo, tudo era traduzido em arte e fonte de inspiração para o seus inúmeros filmes.

Fazer um filme, segundo ele, era o mesmo que pintura, e por causa disto ele dirigia tudo bem de pertinho (para o desespero de sua equipe). A desculpa dele por este excesso de intromissão em todos os apectos do filme era que assim como um pintor não chama outro pintor ou ajudante para dar umas pinceladas no quadro, um cineasta tem que mexer em tudo que diz respeito ao seu filme. Talvez, por isto esta sua característica meio ditatorial irritasse muitos atores (acho que Donald Sutherland sentiu isto na pele), mas tudo em nome da perfeição! Muitos do atores que trabalharam com ele definiram como se sentiram nas mãos de Fellini: Marionetes!

Durante a entrevista, gostei muito da definição que o responsável pela iluminação dos seus filmes fez sobre luz: "A luz é a ponte entre o espectador e o filme". Super certo, pois o que me atrai por primeiro em qualquer filme que eu vejo é a iluminação. É ela que determina o meu humor e o que posso esperar do filme. Por exemplo, Interiores do Woody Allen, é na grande maioria das cenas, escuro com falta de luz forte e cores alegres. Tudo haver com o filme que é caracterizado pela falta de felicidade...

Fiquei encantadíssima com a entrevista e para completar o torpor cinematográfico, tenho vindo trabalhar escutando o cd do show que o Caetano Veloso fez em Rimini (cidade natal de Fellini) em homenagem ao mestre e sua esposa: Omaggio a Federico e Giulietta.

Caetano foi convidado pela irmã de Fellini, Maddalena, a fazer este tributo ao casal. Segundo ela, Giulietta sabia que Caetano havia escrito uma música em sua homenagem, e havia ficado muito emocionada.

Este CD é muito lindo, com músicas como: Trilhos Urbanos; Lua, Lua, Lua, Lua; Chega de saudade; Giulietta Masima, mas a que mais gosto é Let's Face the Music and Dance (tema do filme Ginger and Fred, acho que não assisti), mas com o tema de La Dolce Vita no comecinho.

Assim vale a pena enfrentar a semana de trabalho, então Let's Face the Music and Dance, pois estou no meu horário de almoço e o resto desta quarta-feira promete ser recheada de reuniões, e eu estou com uma dor de cabeça horrenda...

Beijocas

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...