Sobre cigarro

Aos poucos, o mundo conspira (ou respira) ao meu favor.

Deixe-me contar que odeio cigarro! Odeio ter de respirar perto de um fumante! Evito a qualquer custo estar em situações onde a presença de um fumante venha a me obrigar a ficar no mesmo recinto que ele ao mesmo tempo que ele fuma (não tenho problemas em ficar com a pessoa caso ela não fume, porém algumas vezes até o cheiro e bafo de cigarro da pessoa me incomoda).

Aqui na Austrália, há muito tempo que não se pode mais fumar em recintos públicos. Adeus cigarrinhos nos bares, restaurantes, fila de banco, escritórios (acho que já quando eu vim para cá não se podia fumar em ambientes de trabalho e mais recentemente fumar em bares e restaurantes também foi banido).

Porém, isto obrigou aos fumantes encontrarem um cantinho para acender o pito e poluir o ambiente. É comum a gente passar em frente aos prédios de empresas e ver um grupinho de fumantes saciando o vício. E daí para uma pessoa que não fuma, passar em frente a este povo é pura tortura (e às vezes não dá para desviar).

Há duas lojas aqui no centro da cidade que evito entrar pois o cheiro de cigarro é sufocante. Não porque eles deixem fumar dentro da loja, mas porque em frente a elas há uma lixeira onde os fumantes se reúnem, e daí toda a fumaça fedorenta infesta estas duas lojas.

Mas para tudo há esperança. Acabei de ler que o estado onde eu moro está para banir fumar nas ruas e irão restringir o cigarrinho a alguns lugares apenas. Sinceramente, deus existe, ou melhor, inteligência humana tarda mas não falha.

Atualmente, esta é a lista de lugares que não se pode fumar:

  • Restaurantes, clubes e bares (nas áreas fechadas)
  • Shopping Centers
  • Transporte público
  • Teatros, museus, galerias
  • Hospitais
  • Locais de trabalho
  • Carros (quando uma criança está presente)
  • A maioria dos parquinhos, campos de esportes, piscinas
  • Algumas praias, parada de ônibus, parques
Se eu estivesse legislando, fumar seria banido de todos os lugares públicos e o povo que quisesse fumar que o fizesse dentro de suas casas desde que não houvesse crianças, bichinhos e não-fumantes no mesmo ambiente. Hummm... ou melhor, deixe-me rever isto, acho que proibiria fumar e ponto final. Sabem porque? Eu sinto cheiro de cigarro de longe. Sinto o cheiro de cigarro vindo do apartamento do meu vizinho e daria tudo para não ter de sentir.

12 comentários:

GZ disse...

ahhhhhh eu ia falar de cigarro tambem no meu blog, vo deixa pra mais pra frente heheheh.
Nossa, parece que por ai a restricao e mais rigida. Realmente esses grupinhos fumando na frente dos lugares ninguem merece neh? O pior eh os fumam perto dos pontos de onibus, se um deles entrar eu ja falo: please, do you mind? fala serio neh, o habito mais selfish!!!

Unknown disse...

também odeio cigarro!!
li no jornal que querem banir completamente o cigarro aqui na NZ até 2020. essa semana aumentaram em 30% o preço de um maço, pulou pra quase NZ$18. espero que surta algum efeito...

Cris disse...

Apoiado em gênero e grau. Odeio cigarro, mesmo quando na rua. E agora os preços aumentaram, uma carteira mais barata fica em torno de 20 dólares. Por mim poderia ser 50 dólares. Mas o povo não para... Quem sabe um dia a gente se livra disso.
Abraços.

Brausie disse...

Olha, quem fuma aqui na Australia e porque nao tem mesmo vergonha na cara; um maco custa, em media, AUD 12,00. Meu amigos fumantes de plantao aboliram o vicio porque doi no bolso...
Viva a Australia!

Brausie disse...

Nossa! Agora que li, $20,00!!!! Caramba!!!

Ju Costa disse...

tambem detesto cigarro... aqui na NZ e a mesma lei. Bom p nos nao fumantes e inimigos da chupeta do capeta eheheheh

Marilia disse...

Oi Edelize,
Aqui em Curitiba a lei está sendo obedecida. Graças a Deus. Estava ficando terrível sair com os amigos e a gente não conseguia respirar.
Terrível foi um dia, ano passado, antes da lei entrar em vigor, que estavamos eu e meu marido, numa feijoada, sábado pela manhã, e tinha uma mulher rídicula fumando perto da janela. Detalhe, a janela fechada e a fumaça ia na direção da criança que estava na mesa ao lado.
Eu chamei o garçon e falei para ele abrir a janela e explicar que a criança estava pegando a fumaça da sujeita. Sabe o que ela fez?? Não deixou abrir a janela porque estava frio... Ficamos com ódio daquela situação. E com raiva do gerente do restaurante que não tomou nenhuma decisão a favor da criança.
Este ano passamos em frente ao tal restaurante. E o lugar simplesmente fechou. Não fazem mais feijoada naquele mukifo. Acho que foram nossas pragas... sai debaixo...
É isso. Beijos.

Marilia disse...

Oi Edelize,
Coloquei um Selinho no meu Blog e indiquei o teu também...
Vai lá pra seguir a corrente.
Beijocas.

Vivi disse...

Tbm odeio fumaça de cigarro. Meu pai fumou durate muitos anos e nunca gostamos. Minha mãe mandava ele fumar na janela, pra fumaça ir para rua. Hj não curto ficar, almoçar ou qq oisa perto de fumantes.

Viva a Lei contra o tabagismo!

Meire disse...

Concordo plenamente.
Tem aqueles que fumam no carro, jogam o cigarro aceso pela janela e provocam incendios.
Certa vez tive hospedes e uma surpresa, FUMAVAM. Ja no aeroporto com muito jeito (pq com esta gente tem q ter jeito senao estressam) dissemos q nao fumavamos. Pois bem, o casal na ansia de fumar, nos largavam na mesa do almoço ou jantar, antes de terminarmos as refeiçoes para sairem para o vicio.
Veja vc que coisa, o vicio alem de ser feio, fazer mal, ainda muda o comportamento das pessoas tornando-as mal educadas.
bjs

Ivana disse...

Por onde anda você?
Beijos!

Marilia disse...

Oi Edelize,
Cadê você... estamos sentindo falta de seus post...
Beijos,
Marília

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...