Curso de Datilografia

Gente, eu fiz este curso! Será que ainda existe algo semelhante? Quero dizer, não para aprender a datilografar máquinas de escrever, mas computadores? Será que é necessário fazer um curso desses ou o pessoal já aprende a digitar, assim por tanto usar o computador?

Se me perguntarem, não sei dizer a sequência correta de todas as letras de memória, mas digito sem olhar no teclado e se olho fico perdida.

Digito com os dez dedos. Os polegares só são usados para dar espaço e o mindinho eu uso só para fazer o acento grave ou o til (que ficam lá no cantinho superior esquerdo do meu teclado) e algumas vezes uso o mindinho direito para ''backspace'' e ''enter''.

Ah, e consigo digitar e conversar ao mesmo tempo! 

Confesso que só fiz o curso para preencher minhas tardes e para embelezar o meu currículo, pois segundo diziam, era obrigatório ter um curso desses antes de procurar por qualquer emprego.

E agora a minha dúvida ainda é maior: porque a maioria dos alunos era mulher? Será que homem já nascia sabendo a datilografar?

Ah, e como eu era moderna, todo o treinamento foi em máquina de escrever eletrônica... très chic! 

Pronto, que coisa mais arcaica!

17 comentários:

Dani disse...

Minha mãe também fez um curso desses. Já eu, fiz um curso pra aprender a usar o computador, Windows 95, tinha uns 11 anos na época...
Enfim, acho que a maioria das alunas dos cursos de datilografia era mulher porque esse era um requisito de profissões de secretariado. Homens tinham cargos melhores e uma secretária pra datilografar pra eles. Infelizmente essa distinção ainda acontece hoje, muita coisa avança mas certas profissões com salários menores continuam nas mãos apenas das mulheres.

Luciano Passuello disse...

Há poucos dias fiz um cursinho desses, pela web:
http://www.typingweb.com

Eu aprendi a digitar sozinho, e digitava "meio que" com os dez dedos, mas de forma pouco eficiente (não usava todos os dedos sempre, e quando o fazia não dava muito certo).

Digitava em 70 palavras por minuto, o que é razoavelmente rápido (o suficiente para não me incomodar). Fiz o curso... caí instantaneamente para 25 wpm. Um sofrimento. Levou 15-20 dias para voltar à velocidade de 70wpm, e agora estou feliz, pois a fadiga da digitação é *muito* menor.

O próximo passo agora é esse:
http://www.colemak.com

:)

Felipe disse...

Minha mãe também fez esse curso,mas nunca usou.
Luciano,vou testar esses sites :D.
Até mais.

Flávia disse...

Tem sim curso de digitacao, mas ninguem faz porque aprende a digitar super-ultra-rapido no msn. Mas aprende aquela linguagem que acho assim... sofrivel: Naum, eh etc.
Bom, mas sou chata com isso mesmo. Quem mandou estudar tanta gramatica da Lingua Portuguesa...

Marcia disse...

Edelize eu fiz uns 3 desse curso, mas odiava hahaha. Só terminei o último porque era matéria obrigatória do meu curso de secretariado. Eu digito rasoavelmente rápido, mas acabei de perceber que com a mão esquerda só uso o dedo do meio hehehe.

Silvana Mello disse...

Também fiz um curso desse na minha época. Em máquina eletrônica. (achava o máximo!)Mas nos dias de hoje, quando estou no pc, não teclo com todos os dedos(Vergonha...). Como não tenho necessidade mesmo, acabei viciada em usar só alguns dedinhos. rsrsr

Augusto disse...

Na escola onde cursei o ensino fundamental tinha curso de datilografia para quem estava na oitava série, mas até chegar a minha vez o curso foi extinto. Quando fui fazer os módulos básico de informática, tinha um de digitação, mas eu não fiz, digito rápuido, mas sem este cuidado de dedos pra lá e pra cá :D

Denise disse...

Também fiz curso de datilografia. Nesta máquina simples e na eletrólica também. Na minha turma tinha um homem, na época garoto, que tinha uma namorada, que também fazia o curso, mas me mandava bilhetinhos apaixonados... Apesar de na época eu ter me saído muito bem no tal curso, acho que ele não me faleu de grande coisa, pois hoje eu digito senvergonhamente.

Glau Nott disse...

Nossa nunca fiz curso de datilografia mas ateh hj me arrependo pq digito errado, nao uso todos os dedos. Sei como eh o certo e tals mas ainda n tive paciencia pra sentar direitinho e aprender.
Sem falar q tive tendinite por causa disso, postura eh mt importante.

Coisas de Ta disse...

Do túnel do tempooo, rs. Me lembro que era "chique fazer curso de datilografia, eu ainda era uma criança quando isse curso era necessário, mas me lembro bem da minha irmã mais velha saindo de casa toda orgulhosa para ir pro curso de datilografia.

Até que eu digito rapido, mas com os dedos certos, é ruim hein!!!

Bjus da Ta

Cris disse...

Guria, eu fiz esse curso, senão não iria arranjar emprego! hehehe
Deixa eu contar uma história triste relacionada à datilografia.
Acredita que eu passei em um concurso público do TRT RS e rodei no teste de datilografia? Tenho ódio mortal daquelas máquinas velhas e duras. Meu primeiro concurso público, pimba, passei. E a máquina de escrever acabou comigo.
Depois fiz um outro concurso numa empresa da minha cidade. De novo o fatídico teste de datilografia. Mas daí lavei a alma e acabei com o trauma. Trabalhei lá por 7 anos, valeu a pena.
Pena é que não consegui o salário do TRT. Mas com certeza não estaria aqui, né?
Ah, hoje em dia eles ensinam datilografia computadorizada. Pelo menos na minha terra isso existe. Acho super importante, digitar rápido, com os 10 dedos e sem olhar é super bom.
Sou como você, digito e continuo conversando, de tão automático que é.
Beijos, Cris

Marcia H disse...

irrito muita gente por digitar estando virada para olhar para quem converso. Fiz este curso numa IBM, semi-eletrônica. Me arrependo de nao ter feito taquigrafia. Minha sogra e minha mae sabem, elas conseguem escrever muito rápido, quando tem alguém falando. Sinto inveja delas, será que tem taquigrafia online? vou googlar ali.
já encontrou meu sobrinho ou ele continua envergonhado?
bjss

Marilia disse...

Oi pessoal, eu sou a mãe da Dani (a guria que comentou primeiro).
Quando eu era adolescente, na década de 70, fiz o curso de datilografia, fui até professora do curso, para adolescentes carentes, da Associação que minha mãe era presidente. Guardo a minha carteirinha com carinho...
Depois, dos trinta anos de idade, em busca de empregos melhores, fiz o curso de digitação, direto no computador, aqui em Curitiba, no SENAC - adorei o curso, e tinha mais mulheres que homens, mas a turma era mista.
Pulei a fase, máquina elétrica. E
Graças a Deus, o concurso que fiz na Justiça Federal, não precisava de prática em digitação.
Mas, não vou esconder que todos os colegas me perguntavam porque eu sabia digitar melhor, e mais rápido que eles.
E uma das últimas funções agora que vamos fazer com muita frequencia será o processo eletrônico.
Ai, daquele que não souber usar o computador, a internet...

Live from Germany disse...

Menina, que nostálgico!! Datilografia!
Acredite se quiser, sempre quis fazer um curso desse mas nunca tive oportunidade! Ganhei uma máquina de escrever(na adolescência achava que queria ser jornalista!) e fui adiando o curso, uma vez comecei um por conta própria mas, nunca terminei. Sou até meio frustrada pq eu começo a digitar e 5 segundos depois preciso olhar pro teclado pra ter certeza q não estou escrevendo besteira.
Pra mim, isso tinha que ser matéria obrigatória, especialmente pra meninos, o que eu vejo de homem "catando milho" por aí...

Cris S. disse...

Oi Edelize,

Ri quando li o teu post porque me identifiquei com tudo. Eu também fiz este curso arcaico durante uns 3 meses, toda a manhã. Quando concluí, ganhei uma máquina de datilografia elétrica, este equipamento da época das cavernas! No entanto, acho que ele me ajudou porque eu digito tudo direitinho e uso os dez deditos, como você. Qse nunca olho para o teclado tampouco. E é claro que eu atribuo tudo isso aos famigerados três meses de curso de datilografia. Hje em dia vejo o pessoal digitando e confesso que não apenas digito mais rapidamente, mas também mais adequadamente!!!

beijocas e bom fim de semana para vocês dois!

(Estou te devendo um email, não esqueci não)

Ju Costa disse...

ahahha eu tinha curso de datilografia, no 2grau, quando escolhi fazer Aux de Escritório... ahhahahaah.. nossa, falando assim ate parece que faz muuuuuito tempo.
beijo

Mari disse...

Eu fiz curso de digitação para conseguir um cargo melhor no meu primeiro emprego. A propria empresa deu o curso e foi otimo. eu já vi varias pessoas que digitam só com os indicadores. Eu tambem digito com todos os dedos e nao posso olhar para o teclado.
Mas fiquei curiosa pra saber como a moçada hoje em dia faz, rs.

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...