Burfi

Não sei o porquê, mas outro dia passei pensando na minha viagem à Índia, e daí bateu inspiração para fazer Burfi.

Super fácil e ainda dei um toque brasileiro à ele: ao invés de cortá-lo em quadradinhos, resolvi fazer bolinhas e passar no coco ralado. Deu um ar de beijinho de coco, porém com o gostinho da Índia.

Aí vai a receita. O cardamomo é imprescindível, pois esta sementinha que dá o gostinho da Índia ao doce.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado.
  • 200 gramas de coco ralado.
  • 10 a 15 cardamons (cardamomos) moídos (se vier na casquinha, retire e use a sementinha).
  • Pistachios moídos (eu usei a mão para medir - 1 mão cheia de pistachios moídos no processador, mas acho que deveria ter usado mais).
Preparo:
  • Esquentar a panela e adicionar o coco.
  • Cozinhar o coco por mais ou menos 2 minutos ou até que saia aquele cheirinho de coco. Não precisa deixá-lo amarelo, somente uma esquentadinha para liberar o aroma.
  • Adicionar o leite condensado, o cardamomo e o pistachio
  • Mexer até desgrudar da panela (mais ou menos 10 minutos)
  • Colocar num prato e deixar esfriar.
  • Enrolar e passar no coco ralado.
  • Fica mais elegante se colocar em forminhas, mas como aqui é difícil encontrar forminhas pequenas, deixei-os no prato mesmo
  • Guardar na geladeira e servir à temperatura ambiente. Se tirar da geladeira e comer, o gosto não é tão acentuado, mas à temperatura ambiente é muito mais gostoso!
  • Rendimento: mais ou menos 45 bolinhas.
Não sei quão popular o cardamomo é aí no Brasil. Se não existir na área de condimentos do supermercado, os mercadões (o mercado municipal em Curitiba) devem vendê-lo. Ele é assim:

Para esta receita, eu comprei o cardamomo na casquinha. Daí os tirei da casca e dei uma moidinha com o soquete de caipirinha para liberar o aroma.

Aqui eles vendem o cardamomo em três versões: na casquinha, só as sementinhas ou em pó. Eu prefiro a versão na casca pois parece reter mais o cheirinho e o sabor da sementinha.

Beijocas!

3 comentários:

Cris Smith disse...

Uuumm deve ser ótimo. Qualquer dia vou copiar a receita. Sabe que nós amamos comida indiana e às vezes me meto na cozinha para fazer uns curries. Fiquei curiosa com a tua viagem para a Índia! Conta um pouquinho mais, eu sou fascinada pela cultura indiana (e adoro saris).
beijocas

Denise disse...

Vou fazer e conto se ficou bom!

Anônimo disse...

Bah! Eu só usava o cardamomo no meu chima, agora vou usá-lo naquilo que eu mais amo: doces!
Valeu pelas receita "exótica"!

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...