Caravela brasileira

A Maíra, do Caravela Brasileira, está participando de uma promoção para ganhar um blog novo. Estou torcendo para que ela ganhe, pois ela escreve coisas muito fofas, curiosidades sobre a terra de Cabral, e tira fotos muito lindas.

Como parte da promoção, a tarefa é uma Blogagem Coletiva para contar de como é o Natal onde moramos. Como sou uma expatriada, vou ter que dividir este post em duas categorias: como eu celebro o Natal aqui; e como os Australianos celebram.

O Natal celebrado à brasileira in OZ land

É difícil a gente se desligar de tradições familiares e adotar novas quando se mora em um país diferente. A gente tenta assimilar as coisas boas da terra nova, mas nunca esta assimilação é total, simplesmente porque algumas coisas não casam com o que estamos acostumados. O Natal, por exemplo, é umas das coisas que continuamos a fazer à moda brasileira.

  • Comemoramos o Natal no dia 24/12 à noite;
  • Para a ceia, sempre fazemos salpicão, já que este é o prato que sempre tem lá em casa e na casa do pimpolho;
  • Panetonne não pode faltar;
  • Uma champagne para ser aberta à meia-noite (ou antes);
  • Uma sobremesa especial também faz parte do cardápio;
  • Trocamos presentes após a ceia;
  • Ligamos para as nossas famílias à meia noite daqui, e à meia noite de lá;
  • Dia 25/12 ficamos em casa curtindo os presentes e comendo o que sobrou da ceia.
O Natal celebrado pelos australianos
  • Dia 24/12 não tem significado algum para eles, e nada é feito na noite do dia 24;
  • O Papai Noel deixa os presentes sob a árvore de Natal bem antes do dia 25/12;
  • A troca de presente ocorre na manhã do dia 25/12;
  • Quanto à comida, tem o cardápio tradicional herdado dos britânicos onde o prato principal é a carne assada (peru, normalmente), com uns bolos cheios de frutas cristalizadas (diferente do panetonne, pois a massa é bem pesada), umas empadinhas recheadas com algo muito doce; e o cardápio baseado a frutos do mar, o que eu acho muito mais gostoso dado o calor que faz aqui nesta época do ano;
  • Dia 26/12 é também feriado aqui. É o feriado de boxing-day. Ainda tenho que descobrir a origem correta deste feriado. Depois escrevo mais sobre isto;
  • Após o feriado de Natal, o comércio faz uma liquidação geral e o povo, que já se endividou antes do Natal, vai em massa para as lojas aproveitar as promoções. Fica impossível andar em shoppings e no centro!
Beijocas

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei edelize!!! adorei o seu post!! este ano sera meu primeiro natal aqui e tirando os frutos do mar e tudo igual aos USA la eu comemorava bem a brasileira tbem com minha irma, mas aqui..I don't think so :(

Pelo o que eu sei o significado do "boxing day" eh exatamente a loucura das promocoes e todos correm paras as lojas pra aproveitarem os precos...isso eh o que me contaram aqui. La nos USA o boxing day foi ontem...eh que o feriado de thanksgiving foi anteontem e dai as lojas lotam no dia seguinte...

bjos xoxoxoxo

Anônimo disse...

Oi Polly, sei lá, acho que você poderia instituir a noite do dia 24/12 como celebração obrigatória, nem que fosse algo com você e o maridão apenas... Só para manter o "gostinho" do nosso Natal (e também começar a celebrar mais cedo...). Beijos!

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...