Sobre perfumes

Estava pensando qual teria sido o meu primeiro perfume, aquele que desencadeou este hábito que tenho de não conseguir sair de casa sem passar um cheirinho. Também estive pensando quais foram os perfumes que se identificaram comigo, ou eu com eles, aqueles que eu pude dizer por um bom período de tempo "este é o meu cheirinho"!

Minha primeira lembrança, vem de quando era bem pequena, muito provavelmente quando tinha os meus 4 ou 5 anos e passava as férias na casa dos meus avós paternos. Como já mencionei neste blog, minha vó tinha um restaurante e várias empregadas que as ajudava. Muitas delas moravam na casa de meus avós. Os quartos delas ficavam no ático da casa (naquele tempo, mais conhecido como sotão), e para mim era uma aventura subir aquela escada enorme e ficar com elas enquanto elas se aprontavam para curtir o final de semana. Elas me deixavam fuçar em tudo. Adorava esmalte, sempre vermelho, batom bem vermelho, e todas a bijouterias que elas tinham. Saía de lá "bem" maquiada e toda perfumada. Acho que numa dessas visitas, gostei de um perfume de cor roxinha, acho que chamava-se Seivas de Alfazema, e mais tarde, quando tinha uns 13 ou 14 anos comprei um vidrinho deste perfume.

Durante os meus tempos de colégio em Curitiba, o perfume que fazia a cabeça da meninada foi o Acqua Fresca de O Boticário. Usei por um tempo, até que O Boticário expandiu o negócio e começou a lançar mais perfumes. Usei vários e o Zíngara foi um que posso classificar como meu cheirinho daquela época. Intercalava o uso do Zíngara com outros: Annete, Thaty... Um dia, troquei o Zíngara pelo Innamorata, e com ele fiquei um bom tempo também.

Mas um dia, o meu romance pelos perfumes d'O Boticário foi deixado em segundo plano, quando as minhas amigas me deram de presente de aniversário um vidro de Anaïs Anaïs. Então gamei de vez, e este passou a ser o meu novo cheirinho por anos. Perfume importado era super caro no Brasil (ops,ainda é!), mas nada que os nossos vizinhos de fronteira (Paraguai) não pudessem resolver. Depois do Anaïs Anaïs, o 'chique' era usar Poison e então era aquela coisa, toda mulherada usando Poison, que eu gostava em quantidades pequenas, porém logo deixei de gostar quando o exagero de Poison tomou conta dos círculos sociais. Nesta mesma época, usei um que vinha num vidro magrinho arredondado cuja as bordas eram pretas (mãe, se você lembrar o nome me avise, acho que vinha numa caixinha vermelha com letras em preto, acho que começa com P), também foi o chique da mulherada. E como o Paraguai continuava um bom fornecedor de perfumes, experimentei vários. Só me lembro de um que detestei, e ainda detesto e só de pensar nele já sinto o cheiro: LouLou (ui, dá até dor de cabeça!).

Depois veio a era do Carolina Herrera, CK One que todo mundo usava, tanto que O Boticário decidiu lançar o Insensatez muito parecido com o CK one, CK Be também em versão Insensatez 2, 212, J'Adore, Tommy Girl...

No finalzinho dos anos 90, o perfume que mais usei foi Issey Miyake, sim e este também foi o meu cheirinho predileto. Nos últimos anos, tenho usado o Dolce Gabana Light Blue no verão e Hugo Boss Woman no inverno.

O problema de se usar o mesmo perfume por muito tempo é que a gente deixa de sentir o cheiro, e daí o risco é exagerar na dose. Nestes casos, o perfume deixa de ser um complemento e passa a ser uma invasão de privacidade. Uma coisa que detesto é sentir já pela manhã perfumes de cheiro atalcado e forte, ou com cheiro de baunilha.

E pensando bem, sapatos não são o meu único exagero de consumo, perfumes também! Mas, mais que um exagero consumista, perfume é uma da minhas manias. Se saio de casa sem passar uma gotinha de perfume, parece que deixei de vestir uma peça de roupa!

No momento, este blog está sendo perfumado com Ops Casual de O Boticário, tem cheirinho de melão.

E vocês, já pensaram nos tantos perfumes que já passaram por suas vidinhas? E o que dizer daqueles perfumes masculinos? Bem, talvez assunto para um outro post.

Agora vou atrás da receita de um torta salgada que fiz quando estava no Brasil, pois a minha amiga Simone, que mora no Brasil, acabou de mandar uma mensagem dizendo que está sonhando com a torta. E eu aqui sem cozinha!

Fungadas cheirosas no pescoço!

Update on 04/06/06 - Ufa, o perfume que não lembrava o nome chama-se Paloma Picasso!

21 comentários:

Thais Corby disse...

Bom, por um bom tempo meu cheiro foi o Anais Anais, depois passei para o Parfum D'ete do Kenzo (ainda adoro este perfume) e por um longo tempo foi o Dolce Vita. Agora estou usando J'adore e I love Dior.
Tambem amo perfume. Concordo com vc, auqele Lou lou eh hooorriiivel!!!!!!
Um abraco

Edelize disse...

Oi Thais, obrigada pela visita.
Este Parfurm D'ete do Kenzo eu não conheço ainda (ficarei atenta na minha próxima busca por perfumes).
Beijocas.

Claudia disse...

Eu era fã do Innamorata do boticario e depois do insensatez... e agora, amo o L'eau de Issey. Mas também tenho o Chance de Channel que adoro. Tenho usado pouco perfume ultimamente, porque teve uma epoca que mesmo o cheirinho mais leve estava desencadeando dor de cabeça.. aí só coloco fim de semana e em ocasioes especiais. Pra trabalhar, não uso mais.

Anônimo disse...

eu ja nao entendo muito de perfume de mulher e muito doce ataca minha renite!!! prefiro os de homem é tudo de bom!!! tambem nao consigo sair de casa sem perfume. o meu cheirinho preferido fahrenheit ( usar na balada e o maximo, esse eu considero como perfume da sorte, peninha que esta acabado!), os outras inesqueciveis sao dolce&gabbana, hugo boss(bolinha azul, o verde tb e otimo!) carolina herrera, 212... entre outos muito bom.
vou parar por aqui um beijo da irmanzinha com cheiro de Insensatez 2

pisconight disse...

O meu primeiro perfume foi o Old Spice!!
;)

Edelize disse...

pisconight, acho que sei qual é... um num vidrinho branco com letras cinzas e vermelhas? Só não me lembro do cheiro...

Anônimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Elmanojr disse...

Olá, boa noite. Esse Ops! Casual. Saberia me dizer se tem algum outro parecido com ele?? Estou há anos procurando um igual. COm certeza ele foi um dos melhores que a Boticário já produziu.
Por favor assim que souber me responda. Aproveitando parabéns pelo post.

Edelize disse...

Elmanojr, não encontrei nada similar ao Ops ainda.

Elmanojr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse...

Olá Edelize.

Eu comecei a usar perfumes bem tarde. Sempre fui alérgica, qdo criança, adolescente e só depois com meus 23 anos, parece que minha alergia está quase desaparecida.rs
Meu interesse por perfumes então apareceu e o meu primeiro foi o Laguna de Salvador Dali. Não gostei e larguei de lado. O segundo foi outro importado "Cabotine Bleu". Como era mto caro pra mim, comprei o de 30 ml, gostei tanto que acabou rápido demais. O terceiro foi o Myriade do Boticário. Usei bastante na época da faculdade, mas acabei me cansando do cheiro. Até que um dia, cheirei nas lojas do boticário o innamorata e achei uma delícia. Descobri que ele é um perfume dos anos 80. Legal neh! Comprei na hora, juntamente com o desodorante. Estou gostando muito. Comprei a válvula pra não ficar contaminando o perfume. Uso até antes de dormir. Estou usando também uma loção perfumada da Vitória secrets "refreshibg body mist- casaba melon, plum and freesia" que tem um cheirinho de melancia, morango e talvez chiclete. Mas no momento, o meu preferido está sendo o innamorata. Vamos ver até quando usarei esse ultimo. Beijos pra vc. Continue escrevendo.

Anônimo disse...

Se alguém encontrar algum que se pareça com o ops azul,,poste por favor.. ele era o melhor.

Luana Soares vieira disse...

Olá eu tenho o oops azul e verde intacto comigo quero vender.

Anônimo disse...

Eu guardei comigo as 3 edição original do oops verde azul e rosa casual quero vender

Anônimo disse...

Quanto vc vende o ops azul?

C.L. Junior disse...

Oi luana. Me passa um emai pra saber mais sobre ops. Obrigado.

C.L. Junior disse...

Oi. Me passa um email ou contato pra saber mais do ops azul. Abraço.

Anônimo disse...

Olá eu tenho interesse no ops azul se alguém souber de algum perfume que pareça com ele me avisa por favor.

Unknown disse...

Também queria um ops azul. raquelpino51@gmail. Com

Raquel Pino disse...

Também queria um ops azul. raquelpino51@gmail. Com

Anônimo disse...

Oi! Tenho interesse em comprar o ops verde. Manda e-mail p mim: tinaa.nort@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...