Bolo de Semolina

O frio me deixa longe deste blog, mas perto da cozinha.

Outro dia, fiquei com vontade de usar semolina em alguma coisa e saí procurando uma receita. Descobri esta num livro de comidinha libanesa, e como era fácil e rápido (sim, tinha que ser rápido, pois a fome estava com pressa), fui me aventurar na cozinha.

Resultado: delicioso! Só vou avisando que é dulcíssimo por causa da calda de limão que vai por cima do bolo. Da próxima vez vou fazer sem a calda, só para poder comer mais de um pedaço por dia.

Ingredientes:

Massa:

225 gr de semolina (granulada é melhor que a mais fininha)
225 gr de açúcar
350 gr de iogurte natural (greek style aqui na Austrália)
4 cl de sopa de manteia derretida
1/2 cl de chá de bicarbonato de sódio

Xarope:

350 ml de água
225 gr de açúcar
suco de um limão (o amarelinho)
umas gotinhas de essência/xarope de rosa (opcional)

Modo de fazer:

Comece com o xarope, levando todos os ingredientes ao fogo brando até o açúcar dissolver. Depois aumente o fogo e deixe ferver até que o liquido fique dourado. Deixe esfriar.

Para a massa, misture o açúcar, semolina e bicarbonato de sódio, adicione o iogurte e manteirga, misture bem. Despeje a massa numa forma retangular refratária e leve ao forno já pré-aquecido (180 graus) por 30 min ou até que a massa esteja dourada por completo. Deixe o bolo esfriar por uns 10 minutos, corte em quadardinhos e despeje o xarope.

Dicas:

  • Dá para enfeirar cada pedaço com amêndoas.
  • Servir com um colher de iogurte natural.

5 comentários:

Vivi disse...

Hummmm deu vontade :)
Nunca comi bolo de semolina :)
Um bjão :)

Ciça Donner disse...

Pulo... nao sei nem onde posso achar semolina aqui

Mas tua calzone de massa folhada é adorada aqui em casa

Michelle disse...

agora que vi que vc mudou o template! eu adoro esse dai!! tenho guardado no meu wordpress pra usa-lo algum dia hehe bjs!

Cris Smith disse...

Já senti pelas fotos que o bolo ficou delicioso. Perfeito para um dia como o de hoje, frio e cinza!!

Ah, eu gosto bastante de semolina, mas uso mais p/ fazer couscous marroquino.

bjs

Cynthia Saccoman disse...

Hummm.....esta parecendo delicioso!!
Vou experimentar...sou fã de doce, um verdadeiro formigão!!!
Beijos

Blog Widget by LinkWithin

Stats

Clicky Web Analytics

Foi assim...